Introdução
Cada vez
mais os esportes vêm revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino
vem crescendo e uma maneira de incentivo aos alunos é buscar o desenvolvimento
nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.
A
prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral
das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas
necessidades, desejos e expectativas. Bem como, as necessidades, as expectativas
e os desejos de pessoas próximas, de forma que o aluno possa desenvolver as
competências técnicas, psico-cognitivas, sociais e comunicativas, essenciais
para o seu processo de desenvolvimento individual.
O
esporte como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais
da educação, como o desenvolvimento das individualidades, a formação para a
cidadania e a orientação para a prática social.
O campo
pedagógico do esporte além de ampliar o campo experimental do aluno, cria
obrigações, estimula a personalidade cognitiva e física, e oferece chances reais
de integração social.
Na
Declaração de Punta del Este – 1999, na III Conferência de Ministros de
Esportes, no qual foi discutido a importância do esporte, concluíram que a
Educação Física e Esporte é como um elemento essencial e uma parte integral do
processo de educação continuada e desenvolvimento humano e social.
Estas
atividades podem também contribuir para coesão social, tolerância mútua e a
integração de etnias diferentes e minorias culturais. Eles enfatizam a
importância da Organização Educacional Científica e Cultural das Nações Unidas
como ponto principal para Educação Física e Esporte no Sistema das Nações
Unidas.
Nesta
era da globalização, os ministros notam a necessidade de esforço renovado para o
diálogo e cooperação entre o Norte-Sul. E, assim sendo, estimula países doadores
e as entidades financeiras internacionais para reconhecer a Educação Física e
Esporte como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento com vistas a reduzir
as diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, e
mobilizar recursos através de programas oficiais de desenvolvimento
assistencial.
Eles
também notam a necessidade, e pedido de ajuda da UNESCO, para a inclusão da
Educação Física e Esporte como indicador de Desenvolvimento Humano do Programa
de Desenvolvimento das Nações Unidas no mesmo nível da Educação, Saúde e
Meio-ambiente.
Estão
profundamente interessados em notar que, apesar de programas de esporte de elite
e Esporte para Todos, em anos recentes, as oportunidades para crianças
participarem em Educação Física tem sido significativamente reduzida. Isto é
verificado no tempo requerido para a Educação Física escolar que não tem sido
respeitado e da mesma maneira vem sendo substancialmente reduzido em muitos
países em razão de outras prioridades.
A
redução de programas de Educação Física, além disso, tem contribuído para um
aumento significativo da delinqüência e violência juvenil e aumento de custos
médicos e sociais.
Estudos
indicam que em níveis internacionais para $ 1 investido em atividade física
tem-se uma economia de $ 3.2 em custos médicos. Neste contexto, eles endossam a
Agenda de Berlim para a Chamada à Ação adotada pela “World Summit on Physical
Education” em 1999, e encorajam os Estados Membros a assegurar que a Educação
Física e Esporte esteja incorporada em programas escolares ou, no mínimo, que
seus requerimentos legais com respeito aos programas de Educação Física no
currículo escolar sejam encontradas.
Os
ministros identificam que, embora um progresso substancial têm sido produzido em
todo mundo, as mulheres ainda estão pouco representadas como participante,
treinadoras, árbitras e dirigentes no esporte.
Eles
advertem os Membros de Estados e grupos esportivos a empreenderem um curso de
ação para aumentar o envolvimento de meninas e mulheres na educação física e
esporte em todas as capacidades de nível regional, nacional e local, usando a
Convenção das Nações Unidas de 1979 na Eliminação de Todas as Formas de
Discriminação Contra Mulheres e a Declaração de Brighton sobre Mulheres e
Esporte como documentos de referência.
Os
valores éticos do esporte devem ser enfatizados e desejam que todos os países,
desenvolvidos e em desenvolvimento, trabalhem juntos para combater o
comportamento antiético, sobretudo quanto ao doping no esporte.
Importância
do handebol na escola
O
handebol contribui e forma efetivo nas capacidades coordenativas dos seus
praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e
estruturação espacial.
Inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo
de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades
motoras.
Este
esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de
manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.
Outro
fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema
importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de
decisão, e no exercício do cumprimento de suas regras;na caracterização das
noções espaciais e de espaço de jogo.
Conclusão
Pode-se perceber como o handebol pode ser um meio de grande importância no
desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes, através do desenvolvimento
necessário para a prática deste esporte.
Pode-se
concluir inclusive que a prática esportiva como instrumento educacional visa o
desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito
a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas.
O
esporte como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais
da educação, como o desenvolvimento das individualidades, a formação para a
cidadania e a orientação para a prática social.
O campo
pedagógico do esporte além de ampliar o campo experimental do aluno, cria
obrigações, estimula a personalidade cognitiva e física, e oferece chances reais
de integração social e o Handebol que está incluído neste processo pode servir
como um instrumento positivo dentro deste contexto importante para a área da
Educação Física escolar.
Referências
bibliográficas
-
EHRET, A. et al. Manual de Handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes/; Organizado pela Confederação Alemã de Handebol (CAHb); tradução e revisão científica: Pablo Juan Greco, São Paulo: Phorte, 2002.
-
GARCÍA, Juan. Balonmano: Táctica Grupal Ofensiva, Concepto, estructura y metodología. Gymnos Editorial.
-
SANTOS, Ana. Manual de Mini-Handebol. São Paulo: Phorte, 2003.
-
Site da Confederação Brasileira de Handebol - cbhb.mundozero.com.br/
-
TENROLLER, Carlos. Handebol: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: 2ª Edição: Sprint, 2005.
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